Cuide para não esquecer do Gerenciamento Estratégico

Vamos começar lembrando que toda empresa, qualquer que seja o seu tamanho (microempresa, pequena, média empresa ou até mesmo uma multinacional) basicamente tem três níveis de atuação:
• Nível Executivo
• Nível Operacional
• Nível Estratégico
Sendo que este último muitas vezes é esquecido. E quando nós, movidos pelas pressões do dia-a-dia, pelos problemas que acontecem muitas vezes justamente por falta de planejamento estratégico, somos obrigados a gastar grande parte de nossa energia “apagando incêndios”. Daí o nível executivo e o nível operacional ficam tão atarefados que acabam simplesmente se esquecendo da importância do nível estratégico.
 
Isso faz com que nós fiquemos tão focados nos problemas do dia a dia, que perdemos a noção do rumo futuro da empresa. Nos esquecemos de ver, através do nível estratégico, correções necessárias para que o alinhamento do nosso caminhar, a médio e longo prazo, permaneça sempre estável.

Isso faz com que se comprometa de uma forma muito séria o futuro da empresa, às vezes compromete chegando à morte da própria empresa. E pior ainda quando os empresários com falta de visão estratégica, com falta de visão de futuro, enfrentem “mar calmo”. porque esse cenário nos dá sempre a impressão de que tudo está indo bem.

Entretanto nós esquecemos de algo muito sério: o mar é imprevisível. Tempestades chegam sem avisar e muitas vezes os empresários diante de um mar calmo, aparentemente sem problemas, um cenário micro e macro econômico favorável, sem crises se ilude com ganhos e com vendas.

E sabe quando é que esses empresários acordam? Quando de repente uma crise aparece, ou quando alguma desestruturação interna na empresa acontece. Nesses momentos as pessoas vão entender que aquela calmaria era uma grande ilusão.

Então vamos ter em mente que precisamos investir no preparo do nível executivo da empresa, precisamos investir no preparo do nível operacional da empresa, mas sem esquecermos jamais do nível estratégico.

Reúna-se com toda a equipe sempre que possível e envolva todos em um planejamento de curto, médio e longo prazo fazendo avaliações permanentes, independentemente do cenário.

Se tudo estiver bem, ótimo. Mas se tudo estiver instável, da mesma forma, não há problemas. Você tem como corrigir qualquer que seja a distorção interna ou externa.

Lembre-se não perca a visão de futuro para não ser surpreendido por uma tempestade e muitas vezes até naufragar.
Top