Só você é dono dos Segredos de suas Estratégias

Ainda falando sobre aquele general chinês Sun Tzu, ele diz assim: “Todos podem enxergar as suas vitórias e as suas conquistas, mas ninguém conseguirá discernir as estratégias que te levaram a essas conquistas.”

Na prática funciona assim: claro que todos ao seu redor enxergam os seus passos. Provavelmente todos irão ver que você está caminhando passo a passo na direção do crescimento da sua vida profissional ou na forma como você está buscando alcançar as suas metas. Mas ninguém vai conseguir saber na verdade está passando por dentro da sua cabeça, ninguém vai conseguir adivinhar os pensamentos que estão movendo você.
 
Isso porque algumas pessoas que são fracas de caráter, precisam de elogios, precisam da aprovação dos outros, precisam ser agraciadas, e por isso elas são muito tagarelas, elas falam muito a seu próprio respeito tornando-se até irresponsavelmente transparentes.

As pessoas que têm um caráter mais forte não precisam de elogios, não precisam de autoafirmação, e não dependem da aprovação de outras pessoas e simplesmente guardam os seus objetivos finais, guardam a sua estratégia para si.

Perceba que isso tem um preço. O fato de as pessoas não entenderem a sua estratégia, o fato das pessoas não alcançarem a sequência dos seus pensamentos, faz com que, muitas vezes, você seja injustiçado ou mal interpretado.

Mas como você é uma pessoa firme daquilo que está fazendo, é consciente da estratégia e não precisa ficar abrindo o seu coração, afinal você é uma pessoa que entende o valor do segredo estratégico no mundo dos negócios, você simplesmente coloca no seu rosto um “sorriso de Monalisa”, dá esse sorriso para as pessoas e continua tranquilamente na firmeza da sua estratégia.

Lembre-se de uma coisa muito séria, simples e muito verdadeira: o tempo vai sempre mostrar quem estava certo.

Guarde segredo das suas estratégias. Pode ser algo muito valioso para o teu crescimento profissional. Não há nada de errado em ensinar os outros ao compartilhar as suas experiências. Afinal você cresce quando ajuda outros a crescerem.

Mas, por outro lado, não seja demasiadamente transparente. A sabedoria será o fiel dessa balança.
Top
WhatsApp Fale comigo por WhatsApp